quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A importância do uso do filtro solar



Há tempos fala-se da importância do uso do filtro solar, o produto além de combater queimaduras provocadas pelos raios solares, é uma importante arma contra o câncer de pele. A utilização deste tipo de produto deve ocorrer durante todo o ano e não apenas no verão como muitas pessoas pensam. Por mais fraco que o sol esteja, a claridade também é capaz de deixar marcas na pele. Outro cuidado importante é o fator de proteção do protetor solar. Em geral, aconselha-se o uso de filtros com FPS (fator de proteção solar) maior que 15 em todo o corpo, incluindo partes muitas vezes esquecidas como orelhas e pés. E a aplicação deve ser feita antes de se chegar à praia ou piscina, em duas camadas, e repetida a cada duas horas.

Outro cuidado com o sol é levar um chapéu com abas para proteger o rosto. Bonés não são uma boa opção porque não cobrem a nuca nem as orelhas. A partir do oitavo mês, compre também óculos de sol. Deixe que seu filho fique embaixo do guarda-sol vestindo uma camiseta de cor escura, de algodão. Evite, ainda que ele fique exposto ao sol das 10 às 17 horas, nos locais onde vale o horário de verão, ou então vá (e volte) do passeio ao ar livre uma hora antes. Se não der para sair do sol nesse intervalo, saiba que o pior horário é ao meio-dia.

É possível ficar com uma cor bonita, sem exageros e sem riscos. A luz do sol é importante para o equilíbrio metabólico, além de dar uma sensação de bem-estar. Mas não é necessário torrar ao sol para se desfrutar desse benefício da natureza.

As crianças também devem ser protegidas! A partir dos 6 meses, o protetor solar deve fazer parte da nécessaire do seu filho. O fator de proteção 30 é o mais indicado para as crianças, mas vai depender também do tipo de pele, e a regra é simples: quanto mais clara, mais alto deve ser o filtro solar.

E não esqueça! Ensinar as crianças a usar o filtro solar desde pequenas pode reduzir as taxas de câncer de pele no futuro.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário